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Atividades

ATIVIDADE 1 – Polinização e Ambiente

Tem como principal objetivo garantir a sustentabilidade do serviço de polinização prestado pelas abelhas.

  • Tarefa 1.1. Estudo e caracterização do impacto socioeconómico da polinização por abelhas nos territórios das DOP de Mel Português.
  • Tarefa 1.2. Desenvolvimento da aplicação digital de suporte à bolsa de polinização apícola.

Esta plataforma será dotada de uma ferramenta que permitirá a interação e o matchmaking entre agricultores e apicultores, bem como uma ferramenta de alerta e informação aos apicultores útil e capaz de auxiliar na tomada de decisão.

Toda a informação desenvolvida tarefa 1 estará também disponível nesta aplicação.

ATIVIDADE 2 – As Denominações de Origem Protegida (DOP) de Mel Português no território: estudo de caracterização e impacto.

Esta atividade compreende o levantamento geoespacial dos espaços territoriais da DOP com avaliação ao potencial dos territórios (solo, água, clima, flora), da densidade de colmeias, das doenças endémicas das abelhas nesses territórios, bem como do potencial económico, recorrendo a informação disponível nas entidades gestoras das DOP.

  • Tarefa 2.1. Identificação e caracterização das áreas com DOP de Mel Português;
  • Tarefa 2.2. Carta de Aptidão Apícola;
  • Tarefa 2.3. Guia de Boas Práticas de Gestão da Pastagem Apícola;
  • Tarefa 2.4. Contributos para a Atualização dos Cadernos de Especificações das DOP de Mel Português.

ATIVIDADE 3 – Metodologias de testagem rápida qualidade e genuinidade dos Méis DOP de Portugal

Esta atividade pretende analisar os méis com DOP por espectroscopia vibracional (NIR, FTIR-ATR e FT-RAMAN) e cruzar esta informação com os parâmetros analíticos caracterizadores da qualidade dos diferentes méis.

  • Tarefa 3.1. Análise de méis provenientes de diferentes regiões nacionais (DOP);
  • Tarefa 3.2. Estudo da possibilidade de criação de metodologias que possam ser usadas para discriminar os méis das diferentes regiões DOP.

ATIVIDADE 4 – Estratégia de comunicação dos Méis DOP de Portugal

Esta atividade visa robustecer e adaptar a capacidade dos produtores de Mel DOP em dar a conhecer o seu Produto a novos públicos, bem como adaptar a sua capacidade de oferta em canais comerciais antes não considerados: circuitos curtos, venda on-line, utilização de lojas de museus, restaurantes, unidades hoteleiras, quintas, lagares e adegas, diversificando os potenciais clientes que acedem aos seus produtos.

  • Tarefa 4.1. Estratégia de Comunicação “Méis com DOP”  
  • Tarefa 4.2. Criação da Loja Virtual do Mel
  • Tarefa 4.3. Criação de Expositores “MEL PORTUGAL”